Ir para o conteúdo principal

O caminho para uma VPS

·452 palavras·3 minutos
Fora De Sistema Alojamento Serviços VPS
Vitor Pinho
Autor
Vitor Pinho
O informático de casa

A medida que vejo sendo implementados muitos serviços para o benefício do cidadão, é fácil esquecermos que como toda implementação, o suporte também se torna uma parte integral de todo um mecanismo. Desde o suporte a vendas, como o técnico.

Com os lançamentos da AZ Cloud e AC Cloud, o ITA a inaugurar o seu novo datacenter com serviços de “cloud”, interessou-me ter uma máquina virtual ou VPS para poder testar implementações de websites sem ter de o fazer localmente, ou seja, ter um servidor de Staging.

Mas rapidamente descobri que os três serviços mencionados acima sofrem do mesmo… dilema.

Até a data da publicação deste artigo, nenhum deles oferece um portal para que me possa escolher, subscrever e pagar uma VPS. Não existe nenhuma informação sobre AZ Cloud no site da Multipla. Sobre a AC Cloud, apenas um PDF salta a vista e mais nada. A única solução foi contactar ambos via correio electrónico, pelo que nenhum dos dois serviços se dignou a responder positiva ou negativamente, a não ser que conta como resposta receber uma visita ao meu perfil do Linkedin por uma das empresas contactadas um dia após o envio da mensagem. Coincidência?

Quanto ao ITA, sendo o mesmo processo de pedidos por correio electrónico, eis que preferi procurar por um serviço melhor. E encontrei na Iberweb.

Embora não tenha possibilidade de instalações customizadas como redes privadas entre VPS, botões para gestão da VPS (desligar, reiniciar) ou acesso directo a consola), como a ideia é ser apenas Staging, chega. Tendo um portal disponível, a inscrição foi as mil maravilhas. Confesso que o processo de pagamento não foi dos mais fáceis:

Acredito que o contacto comercial não soube passar-me a informação correcta: O serviço não é activo quando envio o recibo de pagamento (porque ai é marcada que a factura foi paga e então, o serviço devia ser activado), mas quando o dinheiro chega a conta da empresa. Fora o incidente acima, apenas tenho de elogiar. Até mesmo quando cancelei o serviço (afinal era só teste), fui reembolsado sem problemas de maior. Terei esta empresa em conta para futuras implementações.

Quanto aos “grandes”, recomendo pensarem em ter um portal. Afinal de contas, o comercial pode se ocupar de outras coisas e o cliente, seja singular, pequena, média ou grande empresa, não necessita de ficar preso a espera de um email/telefonema.. Para os interessados, recomendo o Onapp, que permite integração com uma infra-estrutura vCenter e interligação com o WHMCS, a plataforma de venda/gestão de serviços web. E com pagamentos online a serem uma realidade num futuro próximo, vence o que mais rápido e melhor vender.

Relacionados

Um IIS para todos governar
·310 palavras·2 minutos
Desenvolvimento Web Alojamento IIS Windows Server
Para qualquer empresa, ter um website é essencial, mas gerir vários, quando se tem a ideia de que cada website deve ter o seu servidor, é certamente um desperdício de recursos, por vezes desnecessário.
Hello World
·49 palavras·1 minuto
Fora De Sistema
Depois de muitos planos, suor e lágrimas, cá estou eu com o meu blog a marcar presença na Internet, com o primeiro dos muitos posts, assim espero.
Velozes e sem maneiras
·765 palavras·4 minutos
Desenvolvimento Web Apache Cache CDN Cloud Linux Litespeed Nginx Windows Server
Com o surgimento de cada vez mais websites de comércio electrónico em Angola, cresce também a necessidade de melhor desempenho, sendo que com mais escolhas, o tempo cliente esperar que o website carregue, diminui (em média, se o interesse do utilizador não é capturado num período de 15 segundos, ele abandona o website).