Para qualquer empresa, ter um website é essencial, mas gerir vários, quando se tem a ideia de que cada website deve ter o seu servidor, é certamente um desperdício de recursos, por vezes desnecessário. Dai uma das opções é ter múltiplos websites em um único servidor.
Muitos websites usam um sistema operativo baseado em Linux, mas o meu objectivo é criar uma solução fácil de disponibilizar, gerir e suportar para pessoal que não mexe em Linux no dia-a-dia.
Entra IIS#
O IIS ou Internet Information Services, é o servidor web disponível gratuitamente nas versões do Windows que também pode gerir múltiplos sites. É instalado como toda outra componente do Windows como servidor DHCP ou DNS e criar mais do que um site é muito fácil.
Depois de instalado, abre o gestor do IIS e em Sites, clica com o botão direito e escolhe Add Website…
Na janela de criação, preenche todos os campos, incluindo o endereço do website em Host Name (no exemplo usamos extra.demo.local). É recomendar criares um directório exclusivo para alojar esses sites, caso decidas adicionar outros mais tarde.
Clicas em OK e o site está criado.
Se queres disponibilizar o site em HTTPS, podes adicionar o mapeamento (binding) para essa porta clicando com o botão direito no site e escolhendo Bindings. Crias um mapeamento e alteras a porta para HTTPS, não esquecendo de preencher o endereço do site. Lembra-te que vais precisar de um certificado SSL de segurança válido para esse mapeamento.
Embora ele já tenha sido criado, ainda não está acessível. O endereço extra.demo.local não existe no servidor DNS e o mesmo deve ser criado. Internamente, podes criar um registo A no teu servidor de DNS. Externamente, consulta o teu provedor de domínio para veres onde podes criar tal registo
Agora é só repetir para adicionares todos os websites que queres manter no mesmo servidor.